11 de Maio

ÉTICA PARA ROBÔS ENTRE HUMANOS:
ÉTICA E ROBÓTICA NO SÉCULO XXI

Professora Isabel Ribeiro

Professora Catedrática no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Instituto Superior Técnico.
Investigadora no Instituto de Sistemas e Robótica (pólo do IST).
Página pessoal aqui.

Resumo

O desenvolvimento de qualquer nova tecnologia suscita questões que, cada um, como indivíduo e como membro da sociedade deve colocar. E a robótica não é diferente. À medida que os robôs se tornam crescentemente populares e acessíveis, e com usos cada vez mais próximos das pessoas, deveremos definir regras éticas para o seu uso? Como referido por Bill Gates, [1], vive-se actualmente com os robôs pessoais uma situação semelhante à do início dos anos setenta do século passado com os computadores pessoais, que hoje em dia se situam na ordem dos biliões. Com os robôs a extravasarem as paredes das fábricas e dos campos de batalha, e a entrarem, em números significativos na esfera pública e privada, a sociedade mudará em várias aspectos, [1]. É inegável que os desenvolvimentos das últimas décadas nesta área têm importantes consequências sociais, éticas e sociais.
Será que as três leis da robótica, enunciadas em 1942 por Isaac Asimov têm que ser estendidas, face à evolução do uso dos robôs? Que consequências e que limites devem ser colocados aos robôs que interagem com crianças e com população envelhecida? E com pessoas deficientes? Há limites, e quais, no uso de robôs de busca e salvamento? Há desvantagens no uso de robôs de entretenimento?
Esta palestra, mais do que apresentar certezas, colocará perguntas e desafios para discussão. Pretende-se que a comunidade robótica Portuguesa tome consciência da necessidade de definir balizas éticas nos desenvolvimentos e no uso dos robots.

Referências

1. Calo, M. Ryan, Robots and Privacy (April 2, 2010). ROBOT ETHICS: THE ETHICAL AND SOCIAL IMPLICATIONS OF ROBOTICS, Patrick Lin, George Bekey, and Keith Abney, eds., Cambridge: MIT Press, no prelo. Disponível em SSRN: http://ssrn.com/abstract=1599189

2. Wendell Wallach and Colin Allen, Moral Machines: Teaching Robots Right From Wrong, (2009)

3. Sidney Perkowitz, Digital People: From Bionic Humans to Androids, (2004)

4. Peter Menzel and Faith D’Alusio, Robo Sapiens: Evolution of a New Species, (2000)

5. Ethics in Robotics, International Review of Information Ethics, Vol. 6, December 2006, ISSN 1614-1687

6. Quatro perguntas, e algumas respostas em http://www.thetech.org/robotics/ethics/index.html

7. http://www.robotspodcast.com/podcast/2009/02/robots-robot-ethics-part-1-html/

Quando e onde

Dia 11 de Maio, às 17h30m, no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar, Instituto Superior Técnico, Campus Alameda (clicar para ver plano de localização).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>