4 de Maio

INTERACÇÃO SOCIAL COM ROBÔS:
DO MITO À REALIDADE

Professora Ana Paiva

Professora Associada no Departamento de Engenharia Informática, Instituto Superior Técnico.
Líder do Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores: Investigação e Desenvolvimento, INESC-ID.
Página pessoal aqui.

Resumo

A ideia de um dia existirem robôs que partilham o mundo com os humanos tem sido alvo de inúmeros contos, livros, filmes e jogos de ficção científica. Mas a ficção já entrou nas nossas casas, com robôs que aspiram, como o Roomba® (http://www.irobot.com/) ; que nos ajudam na cozinha ou servem em restaurantes, como o Robot Kitchen; que habitam os hospitais ajudando no transporte de itens de um local para outro; ou mesmo até os recentes robôs dinossauros Pleo, que são supostos serem criados como animais de estimação (http://www.pleoworld.com/).

Este aparecimento de robôs com capacidade de comunicar com os humanos e de interagir em contextos sociais levou à criação de uma nova área de investigação denominada de “Robótica Social” (Social Robotics). Considera-se que “robôs sociais” devem interagir com os humanos usando comportamentos e normas sociais tais como as que encontramos nas sociedades reais. Sendo uma área de estudo bastante recente, ela aborda a problemática da comunicação verbal e não verbal entre os humanos e os robôs, com o objectivo de criar nos robôs a capacidade de perceberem e expressarem emoções, interagindo com voz e gestos, ou mesmo tentando ajudar e responder de uma forma empática às situações mais diversas.

Nesta apresentação serão discutidos alguns casos de estudo de robôs sociais, em particular em robôs companheiros (do projecto LIREC, http://www.lirec.org/), focando aspectos como as expressões emocionais e a capacidade de perceber o utilizador num contexto social.

Quando e onde

Dia 4 de Maio, às 17h30m, no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar, Instituto Superior Técnico, Campus Alameda (clicar para ver plano de localização).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>