18 de Maio

ORGANIZAÇÃO SOCIAL NA ORDEM DOS PRIMATAS:
DA SIMPLICIDADE À COMPLEXIDADE

Professora Catarina Casanova

Professora Associada do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa
CAPP – Centro de Administração e Políticas Públicas
CBA – Centro de Biologia Ambiental

Resumo

A presente comunicação divide-se em 3 partes:
i) Em primeiro lugar, e à laia de introdução, darei uma ideia geral dos tipos de organização social presente na Ordem dos primatas (humanos inclusive) aferindo: sistemas de acasalamento e reprodução, tipologia do investimento parental, eventual divisão sexual do trabalho e especialização de tarefas. Dando exemplos da diversidade encontrada, desde os mais simples, aos mais complexos, descrevem-se os tipos mais comuns de organização social;
ii) Partindo do exemplo dos chimpanzés (Pan troglodytes), farei uma breve caracterização da vida em grupo e das interacções sociais entre indivíduos enumerando alguns dos princípios e regras a que obedecem bem como a criação de expectativas tendo as normas como ponto de partida. A partir da criação de expectativas, emerge o que é ou não socialmente aceite, um código moral. A existência de regras implica igualmente que a quebra das mesmas passe a ser possível e igualmente passível de punição.
iii) A existência de um código que rege as interacções entre indivíduos implica, em alguns casos, a existência de capacidades cognitivas complexas que se vão descrever. A atribuição e leitura de estados mentais e emocionais dos outros surge igualmente como uma ideia essencial em alguns dos exemplos dados.

Uma sugestão de leitura:
Casanova et al., Innovative Social Behavior in Chimpanzees (Pan troglodytes), American Journal of Primatology 70:54–61 (2008)

Quando e onde

Dia 18 de Maio, às 17h30m, no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar, Instituto Superior Técnico, Campus Alameda (clicar para ver plano de localização).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>