Bem-vindos à edição 2011!

Este é o sítio da edição 2011 do Ciclo de Conferências com o título genérico “Das Sociedades Humanas às Sociedades Artificiais”, promovido pelo Instituto de Sistemas e Robótica, pólo do Instituto Superior Técnico (ISR/IST). (Estão disponíveis os sítios das edições anteriores: 2008; 2009.)

Os Ciclos de Conferências “Das Sociedades Humanas às Sociedades Artificiais” têm sido espaços de encontro entre disciplinas científicas que podem ajudar a compreender as modalidades de convívio entre múltiplos entes naturais e múltiplos entes artificiais, no presente e no futuro. Engenheiros e cientistas, com interesses que vão desde as ciência da computação e a robótica à economia, da linguística à biologia , bem como filósofos, têm ajudado a aprofundar um percurso de fertilização cruzada entre disciplinas. Seremos capazes de projectar sistemas de múltiplos robots com comportamentos sociais sofisticados, ou mesmo de os colocar em interacção persistente com múltiplos humanos? Estamos a caminho de conviver com criaturas artificiais que sejam parceiros ao mesmo título que as criaturas naturais? Ou andamos já há muito a tratar os humanos como criaturas artificiais? O que podemos aprender da sociabilidade dos humanos estudando outros primatas? Este feixe de interrogações renova-se na terceira edição destes ciclos de conferências, com o regresso ao temas das populações de células, um olhar sobre a interacção social entre humanos e robôs, o questionamento ético de algumas situações onde robôs e humanos partilham o mesmo espaço, uma atenção à organização social de outros primatas para nos permitir olhar para o nosso próprio caso com outros olhos.

Neste sítio podemos encontrar informação útil para a participação nas conferências, desde o programa das sessões e o rationale do ciclo, até elementos biográficos dos conferencistas, passando por indicações de localização.

Para informação mais detalhada sobre cada uma das sessões, ir para os links específicos que se encontram ao cimo desta página.

A entrada nas sessões é livre.

Este sítio irá sendo actualizado à medida que o Ciclo for passando as suas diversas fases (resumos, indicações bibliográficas, registos áudio e vídeo, notícias). O contacto com a organização pode ser feito através do endereço electrónico indicado na coluna da direita.

Salvo a sessão especial integrada no ROBOTICA 2011, 11º Festival Nacional de Robótica, todas as sessões terão lugar às 17h30m, no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar, Instituto Superior Técnico, Campus da Alameda. (Clicar para ver plano de localização.)

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>